Como se dar bem nas redações do Enem

Para a maioria dos candidatos, a redação do Enem é um grande desafio. E não é para menos, porque uma boa redação pode ser o diferencial entre ser ou não aprovado na universidade, já que tem o potencial de puxar a nota para cima. Assim, é essencial ficar de olho no que os especialistas falam sobre o que fazer e o que NÃO fazer. O Curso Poliedro lista os piores erros cometidos na prova.

Esteja atento aos temas atuais

Mantenha-se atento às atualidades e suas visões críticas. Temas relacionados às questões de cultura, memória e cidadania têm chances de aparecer, bem como assuntos de ecologia, sustentabilidade e energias renováveis. A base é sempre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o uso racional dos recursos ambientais.

Planeje-se em relação ao tempo

Mais do que a preocupação com o tema da dissertação, o estudante deve empenhar-se em organizar sua produção. Neste sentido, treinar o tempo é fundamental. Elaborar uma redação dissertativa por semana até a data do Enem podem auxiliar o candidato a ganhar agilidade ao escrever.

Problemas com a norma culta

Acentuação, pontuação e concordância são fatores decisivos para alcançar uma boa nota. Esteja atento às correções feitas em suas redações por professores e estude as regras gramaticais.

Falta de espaço para escrever

É necessário estar atento ao espaço disponível para a escrita e ao objetivo do texto. Um dos pontos importantes é habituar-se ao limite de 30 linhas proposto, sabendo construir uma boa argumentação e conclusão dentro deste espaço.

Falta de treino

A preparação para a redação exige muito treino. É essencial fazer as redações de temas solicitados nos anos anteriores para conhecer o perfil da prova e estar ainda mais preparado.

Proposta de intervenção vaga

O Enem é uma prova que apresenta um problema localizado no contexto brasileiro e que cobra proposta de intervenção para esse problema. Defender um ponto de vista de maneira superficial não vai ajudar o candidato a pontuar na redação. Por isso, é necessário utilizar elementos externos no texto.

Pouco repertório cultural

Utilizar citações de música e literatura nacional pode ajudar o estudante a fazer uma analogia ao tema e elaborar uma boa argumentação.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *